Controle

Zona de Conforto x Vontade de Mudar

Zona de Conforto x Vontade de Mudar

Já teve a sensação de que alguma coisa precisa ser mudada? Com certeza, essa sensação não vem por acaso e, se tem sido constante, talvez seja a hora de olhar com calma e entender quais as mudanças que devem acontecer. O mercado está em constante transformação e você não pode ficar para trás! É necessário ser pioneiro, seguir as mudanças do mercado e até mesmo antecipar as ações ao mercado, caso contrário a queda será inevitável.

Já ouviu falar na Matriz de GUT e Matriz de Esforço x Resultado? Não? Ok, vamos lá… Veja a imagem abaixo.

Seus resultados são determinados pela quantia de esforços que você faz. Ou seja, quanto mais esforço coloca na hora de fazer algo, maiores as chances de ter bons resultados. Já se você não mover esforços, seus resultados não serão grandiosos, ou até mesmo irão acabar em declínio.

Todos queremos ter o máximo de resultado com o menor esforço possível, mas é preciso muita sabedoria e no começo necessitará de um grande esforço. Resultados diferentes requerem ações diferentes, ou seja, não faz sentido fazer sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes. É preciso ter uma capacidade de adaptação para sair da sua zona de conforto e prosperar caso queira ver mudanças no seu negócio.

 

Consequências da Zona de Conforto

Você se arrisca na sua rotina? Tenta fazer algo diferente do normal? Se não respondeu sim em nenhuma destas perguntas, é bem capaz de que você esteja na famosa zona de conforto.

Quando estamos na zona de conforto, tudo é fácil, familiar, simples, confortável. Todas as ações tomadas já são de costume, de praxe, você acaba não tendo nenhum tipo de desafio. A princípio isso não parece tão ruim, mas viver desta forma te deixa estagnado no mesmo patamar, sem melhorias ou mudanças que são necessárias não só no crescimento do seu negócio, mas até mesmo na sua atualização e permanência no mercado.

Existem diversos riscos da estagnação na zona de conforto, tais como:

  • Falta de esforço em obter novos resultados

Quando você já está tão acostumado a fazer sempre as mesmas coisas, tendo sempre as mesmas atitudes, você acaba mantendo-se sempre no mesmo lugar e dificilmente obtém resultados melhores.

  • Aumento de riscos

Estagnado na mesma posição, você fica para trás em comparação aos seus concorrentes e corre grande risco de perder participação no mercado.

  • Mesmas ações = mesmos resultados

Sem mudanças, desafios, tudo sempre igual, não possui melhorias nos resultados, processos e serviços. Com certeza os resultados serão sempre os mesmos.

  • Empresa e equipe estagnados

Empresa permanece onde está e não avança, os funcionários da empresa permanecem onde estão e ambos ficam sem projeção de crescimento.

  • Queda na motivação da equipe

Os funcionários ficam desanimados por sempre fazerem as mesmas coisas e não inovarem. A rotina leva à desmotivação.

 

Estratégias para Mudança e Resultados

Até agora você se identificou? Quer sair da zona de conforto? Não pare agora, nós vamos te ajudar! Sair da zona de conforto é simples, você precisa pensar diferente e assumir os desafios. Com o tempo vai perceber que essas atitudes vão te deixar mais motivado e cumprir novos desafios lhe fará mais feliz.

Mas antes, vamos ver os passos para sair da zona de conforto:

  • Estar suscetível à implantação de mudanças

Na hora de sair da zona de conforto, é necessário ter consciência que você precisará aumentar seus esforços e mudar a sua rotina. Você precisa estar aberto a estas mudanças, ou não possibilitará que as alterações aconteçam.

  • Definição de objetivos de forma profissional e da estratégia para atingi-los

É necessário identificar onde você quer chegar e o que está disposto a fazer para alcançá-lo. Após definido o objetivo, é necessário traçar as metas e estratégias para atingir estes resultados de forma efetiva. Ou seja, é necessário levar em consideração o esforço, tempo e recursos disponíveis para que os objetivos sejam executáveis.

  • Implantação de mudanças e métricas

Lista de atividades que serão executadas. É importante analisar a execução de cada uma das atividades pois nesta etapa ficarão evidentes os eventuais erros e desvios que poderão prejudicar o andamento do seu plano. Acompanhar os resultados é essencial para mensurar se os objetivos estão sendo cumpridos.

  • Alinhamento de integração de equipe e de cultura

Não adianta você estar motivado a mudar e a equipe não, é necessário que todos tenham consciência disso e como um time, todos tenham o mesmo objetivo de crescer.

  • Resiliência

O começo da mudança pode demandar esforços, será necessária capacidade de adaptar-se aos problemas que vão surgir e estar cada vez mais disposto a fazer o que for preciso de forma alcançar os objetivos.

  • Energia, tempo e esforços devem ser despendidos de forma precisa

Uma frase que todo mundo já ouviu é: “Tempo é dinheiro”. Você não pode perder tempo e energia praticando atividades que não te levam a lugar nenhum. Seja preciso no seu objetivo!

  • Vantagens competitivas

No final você terá otimização de resultados, vai descobrir talentos que estavam escondidos e estará competindo fortemente no mercado, se reinventando e inovando a cada dia.

 

Conclusão

A mudança começa dentro de você. Percebendo a necessidade de mudança, realizando um bom planejamento de metas, de objetivos e de estratégias para atingi-los, e depois colocando tudo em prática, certamente você verá os seus esforços em resultados concretos.

Uma ferramenta que facilita muito esta inovação e geração de mudanças positivas para as empresas é o uso da tecnologia, que auxilia na implementação de mudanças e obtenção de resultados.

A Ahgas Tecnologia possui ferramentas excelentes que te disponibiliza melhorias significativas nos processos e operações da sua revenda, garantindo uma otimização e aumento de eficiência no controle e na gestão.

Você estava na zona de conforto e conseguiu sair? Você é flexível quanto às mudanças? Consegue pensar em diferentes processos para gerenciar sua revenda? Conte sua história nos comentários!

 

Gostou? Fique ligado em nossas postagens semanais e siga a gente no youtubeinstagramfacebook e twitter, até mais! 😉
Autor:
Isac Alberto Costa
Economista com ênfase em Marketing, Técnico em TI e especialista em Gás GLP

Resumo
Data da Revisão
Item Revisto
Zona de Conforto x Vontade de Mudar
Nota do Autor
51star1star1star1star1star

ahgas tecnologia

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário