Controle

Zona de conforto x vontade de mudar

Já teve a sensação de que alguma coisa precisa ser alterada? Com certeza ela não vem por acaso e, se tem sido frequente, talvez seja a hora de olhar para isso com mais calma e se concentrar para ver quais são as mudanças que devem acontecer. Afinal, o mundo está em constante transformação e você não pode ficar para trás. Além disso, é importante ser pioneiro, antecipando as ações do mercado.

Um bom começo é a Matriz de GUT e Matriz de Esforço x Resultado. Veja a imagem abaixo.

Resultados diferentes requerem ações diferentes, ou seja, não faz sentido fazer sempre as mesmas coisas e esperar que as coisas mudem de figura. É preciso ter capacidade de adaptação para sair da sua zona de conforto e prosperar caso queira ver mudanças no seu negócio.

 

Consequências da Zona de Conforto

Você se arrisca na sua rotina? Tenta fazer algo diferente do normal? Se não respondeu sim a nenhuma dessas perguntas, é bem capaz de que você esteja, sim, na zona de conforto.

Nela tudo é fácil, familiar, simples e confortável. Todas as ações tomadas já são de costume e você acaba não tendo nenhum tipo de desafio. A princípio, isso não parece tão ruim, mas viver desta forma te deixa estagnado, sem melhorias ou mudanças que são necessárias não só no crescimento do seu negócio, mas também para a sua atualização e permanência no mercado. Além disso, os funcionários acabam espelhando esse comportamento e também não se esforçam para se superar e a motivação da equipe despenca, já que a rotina leva à desmotivação.

 

Estratégias para Mudança e Resultados

Até agora você se identificou e decidiu que é hora de sair da zona de conforto? Então nós vamos te ajudar! É simples, mas você precisa pensar diferente e assumir os desafios. Com o tempo vai perceber que essas atitudes vão te deixar mais motivado e cumprir novos desafios te fará mais feliz.

Mas, antes vamos ver os passos para sair da zona de conforto:

  • Estar suscetível à implantação de mudanças

É necessário ter consciência de que você precisará aumentar seus esforços e mudar a sua rotina e estar aberto a isso.

  • Definição de objetivos de forma profissional e da estratégia para atingi-los

Você precisa identificar onde quer chegar e o que está disposto a fazer para alcançar esse ponto. Após definir o objetivo, é necessário traçar as metas e estratégias para atingir esses resultados de forma efetiva.

  • Implantação de mudanças e métricas

É importante analisar a execução de cada uma das atividades, pois nessa etapa ficarão evidentes os eventuais erros e desvios que poderão prejudicar o andamento do seu plano. Acompanhar os resultados é essencial para mensurar se os objetivos estão sendo cumpridos.

  • Alinhamento de integração de equipe e de cultura

Não adianta você estar motivado a mudar e a equipe não. É necessário que todos tenham consciência da importância desse processo e ajam como um time para que todos possam crescer.

  • Resiliência

O começo da mudança pode demandar esforços. Será necessária capacidade de adaptar-se aos problemas que vão surgir e estar cada vez mais disposto a fazer o que for preciso de forma alcançar os objetivos.

  • Energia, tempo e esforços devem ser despendidos de forma precisa

Uma frase que todo mundo já ouviu é: “tempo é dinheiro”. Você não pode perder tempo e energia praticando atividades que não te levam a lugar nenhum. Seja preciso no seu objetivo!

  • Vantagens competitivas

No final você terá otimização de resultados, vai descobrir talentos que estavam escondidos e estará competindo fortemente no mercado, se reinventando e inovando a cada dia.

 

Conclusão

A mudança começa dentro de você. Percebendo a necessidade dessas alterações, realizando um bom planejamento de metas, objetivos e estratégias para atingi-los e depois colocando tudo em prática, certamente você verá os seus esforços em resultados concretos.

Um fator que facilita muito essa inovação e geração de mudanças positivas para as empresas é o uso da tecnologia que auxilia na implementação de mudanças e obtenção de resultados.

A Ahgas Tecnologia possui ferramentas excelentes que disponibilizam melhorias significativas nos processos e operações da sua revenda, garantindo otimização e aumento de eficiência no controle e na gestão.

Você estava na zona de conforto e conseguiu sair? Você é flexível quanto às mudanças? Consegue pensar em diferentes processos para gerenciar sua revenda? Conte sua história nos comentários!

 

Gostou? Fique ligado em nossas postagens semanais e siga a gente no youtubeinstagramfacebook e twitter, até mais! 😉
Autor:
Isac Alberto Costa
Economista com ênfase em marketing, técnico em TI e especialista em gás GLP

Resumo
Data da Revisão
Item Revisto
Zona de Conforto x Vontade de Mudar
Nota do Autor
51star1star1star1star1star

ahgas tecnologia

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário