Controle de Estoque para Revenda de Gas
Estoque

Todo dia dá diferença no estoque… Como posso controlar meu estoque de P-13, P-20 e P-45?

Como Fazer o Controle de Estoque

Em uma revenda de gás, não há nada mais importante do que o estoque. Sem ele, de nada serviria o espaço físico, os veículos ou os funcionários. Na verdade, o estoque nada mais é do que o ativo mais precioso da empresa, pois é em torno dele que tudo gira, e é exatamente por isso que é necessário ter certos cuidados para salvaguardá-lo.

A contagem diária do estoque é essencial para garantir que todos os seus produtos e vasilhames estejam lá, evitando qualquer perda durante o dia de trabalho. É ideal que esta contagem seja feita todo dia de manhã ao abrir seu depósito, e que seja feita outra contagem ao final do dia. Se houver troca de turno, a contagem deve ser feita na entrada e na saída do turno de cada conferente. Porém, mesmo fazendo a contagem de estoque diariamente, invariavelmente os números não batem.

Como é possível, então, controlar de forma efetiva o estoque?

Bom, quando os números da contagem estão desiguais e esse é o único controle que você tem, você perde a referência de qual pode ter sido a causa: se foi decorrente de um pedido com erro lançado, se foi negligência de um funcionário, ou até mesmo se alguém agiu de má fé.

Por isso, é necessário registrar as conferências físicas de saída e de entrada de todos os entregadores. Fazendo disto uma rotina, o controle de estoque da sua revenda de gas se tornará muito mais eficiente.

No entanto, não somente é necessário que a conferência física seja feita, mas também é preciso zelar pela melhoria do ambiente interno, através de um bom relacionamento com os colaboradores. A atividade de conferência de estoque deve ser sempre destinada a um colaborador de confiança, pois ela age diretamente com o principal bem da empresa. No entanto, você não deve depender apenas da confiança: você deve ser sempre assertivo e garantir uma efetivação dos processos.
Para muitas revendas, outro fator relevante nesse ponto são as câmeras de segurança, que podem ser ótimas fontes de informação quando se tem algum problema ou quando surgem dúvidas.

Por fim, para chegar o mais próximo possível do controle absoluto do seu estoque, é ideal que as saídas e entradas realizadas pelo entregador sejam cruzadas com o total das vendas deste mesmo entregador. Desta forma é possível atribuir um responsável para uma eventual falha de operação naquela movimentação, no momento em que ela é identificada.

O melhor momento para realizar este cruzamento de informações é no fechamento. Na hora da prestação de contas, é necessário verificar o total de vendas do entregador, e este número deve ser igual ao saldo das conferências físicas. Por exemplo, se um motorista vendeu 10 recargas de gás, o estoque segundo as conferências devem ser exatamente esta mesma quantidade, ou algo está errado.

Atualmente, existem tecnologias voltadas para o ramo do gás que facilitam o registro das saídas e entradas, simplificando e automatizando o cruzamento destes dados com o total de vendas de cada entregador, antes de realizar o fechamento.

Trouxemos para você um brinde! Uma tabela para controle de saídas e entradas dos entregadores, caso não tenha uma solução de tecnologia, você ainda assim poderá controlar e registrar todas as movimentações.


Mas sugerimos que utilize as tecnologias do mercado! Elas irão te garantir portabilidade de acesso em qualquer local, automatização e organização das informações inseridas, e também uma maior segurança dos seus dados, pois diferentemente do papel suas informações estarão mantidas em segurança, na nuvem. Vale a pena conferir!
Seguindo todos estes passos, com certeza terá melhores resultados decorrente das suas operações, evitando perdas e garantindo então a efetivação e melhoria de todos os processos.

Gostou? Fique ligado em nossas postagens semanais e siga a gente no youtubeinstagramfacebook e twitter, até mais! 😉

Autora:
Thaís Rodrigues Limeres
Arquiteta e Urbanista, Administradora e especialista em Gás GLP

Resumo
Data da Revisão
Item Revisto
Controle de Estoque: Gas P13, Gas P20, Gas P45 | Blog Ahgas
Nota do Autor
51star1star1star1star1star

admin

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário