Tecnologia

Qual a Diferença entre Solução Local x Cloud ?

Em tempos de crise, reduzir custos operacionais é fundamental no intuito de  manter um negócio com alto nível de competitividade, e atualmente investir em tecnologia é o primeiro passo e então manter o ritmo de crescimento.

A necessidade de otimizar processos cresce na velocidade em que o mercado exige, e tem se tornado cada vez mais o diferencial em muitas empresas. Diante deste cenário, existem diversas soluções oferecidas e muitos gestores acabam em dúvida entre o sistema na nuvem e o instalado no local. Esses são questionamentos constantes e é preciso entender melhor as opções e chegar a uma decisão eficaz.

Local X Cloud

A solução local é instalada diretamente em um único computador e funciona como ponto de acesso e armazenagem de informações, onde serão guardados documentos importantes como dados de acesso, banco de dados, entre outros. Ocasionando baixa acessibilidade, o que gera um grande problema quando se faz necessário acessar os dados longe do escritório. Estas restrições causam dores de cabeça, pois por vezes é necessário inserir um dado urgente e apenas uma pessoa possui o acesso, atrapalhando assim todo o fluxo do processo pois você acaba criando uma dependência de ter e ir até aquela máquina.

Além disso, a solução local exige certo grau de infraestrutura na prática, gerando alguns custos adicionais, pois além de pagar pela aquisição se faz necessário comprar softwares de segurança, licenças, profissionais de T.I. próprios ou terceirizados  garantindo a manutenção e atualização.

Muitas empresas preferem apostar na solução local porque acreditam que é mais segura, por estar instalada e poder ser controlada totalmente pela empresa. Porém, sem atitudes preventivas de segurança, isso deixa de ser verdade, e você passa a correr riscos variados. O sistema local possui uma característica mais engessada, robusta, onde os dados ficam armazenados na máquina, e caso algo ocorra com ela, todos os dados se perdem. Isso torna as empresas dependentes de um só colaborador na solução de problemas, tornando-a refém do mesmo.

Diante da solução em cloud, os dados são armazenados na nuvem e acessados em plataformas online, por meio do navegador ou de dispositivos móveis. Desta forma, a empresa tem independência de servidores, possibilitando uma mobilidade e flexibilidade maior perante seus gestores e colaboradores, que podem acessar e acompanhar tudo em tempo real sem precisar estar dentro do escritório. Nesta facilidade da nuvem, a visualização de documentos online pode ser feita através de smartphones, tablets e qualquer outro aparelho com conexão à internet, tornando serviços e processos de tomada de decisão mais eficazes.

Nas soluções locais, os processos de instalação, implementação, migração e atualização de sistemas podem ter um grande custo operacional para o negócio, imbuindo alta carga de trabalho e esforço e pode demorar meses para ser efetivado. Neste caso é necessário lidar com processos de treinamento e suporte a usuários, o que acaba aumentando os prazos no caso de alterações.

No entanto, utilizando o uso de um sistema na nuvem, grande parte desses problemas são eliminados. A atualização de um sistema pode ser distribuída de forma mais ágil, uma vez que não são executados localmente. Da mesma forma, o tempo necessário na adaptação de funcionários à nova plataforma será muito menor, sendo que as novas funções podem ser implementadas gradativamente.

A tecnologia evoluiu e ganhou mais camadas de proteção diferenciadas, oferecendo maior segurança aos dados, além de backups que garantem a integridade dos arquivos e informações. O sistema em nuvem é seguro e não sofre vulnerabilidade em casos de acidentes, furtos ou ataques de hackers. Como ele é online, os dados e arquivos da organização ficam armazenados nos servidores do fornecedor, garantindo maior segurança das informações.

Desta forma, podemos citar as vantagens do sistema em cloud em relação ao local:

  • Segurança dos dados e da informação
  • Atualizações e melhorias
  • Mobilidade
  • Flexibilidade
  • Facilidade na instalação, migração e atualização
  • Implementação imediata
  • Independência de servidor
  • Autonomia
  • Integração online
  • Sem necessidade de instalação
  • Rapidez e eficiência
  • Facilidade de acesso

Quem deseja ter uma gestão eficiente  no uso de um sistema em nuvem certamente não se arrependerá dessa escolha, pois possui diversos benefícios trazendo um diferencial competitivo no mercado, somando a redução de custos, otimização de processos e consequente o aumento da produtividade, garantindo a confiança nas operações.

Gostou? Fique ligado em nossas postagens semanais e siga a gente no youtubeinstagramfacebook e twitter, até mais! 😉
Autora:
Kamyla Ferreira
Técnica em Segurança do Trabalho, Engenheira de Produção e especialista em Gás GLP

Resumo
Data da Revisão
Item Revisto
Qual a Diferença entre Solução Local x Cloud ?
Nota do Autor
51star1star1star1star1star