Tecnologia

Qual é a diferença entre solução local x cloud ?

Em tempos de crise, reduzir os custos operacionais é fundamental para se manter um negócio com alto nível de competitividade e investir em tecnologia é um passo importante para isso.

Na hora de aplicar recursos nessa área, muitos gestores ficam em dúvida entre o sistema na nuvem e o instalado no local e para tomar essa decisão, alguns pontos são relevantes:

Local X cloud

O sistema local é instalado diretamente em um único computador e funciona como ponto de acesso e armazenagem de informações no qual serão guardados documentos importantes, como dados de acesso, banco de dados, entre outros. A sua baixa acessibilidade se torna um grande problema quando é necessário acessá-los de longe do escritório. Essa restrição pode causar dores de cabeça, já que acaba criando uma dependência daquela máquina e muitas vezes atrapalha o fluxo dos processos.

Além disso, ela exige certo grau de infraestrutura, gerando alguns custos adicionais, compra de softwares de segurança, licenças e profissionais de TI, por exemplo. Mesmo assim, muitas empresas preferem apostar nesse tipo de solução por acreditar que ela é mais segura, já que é totalmente controlada pela instituição. Isso não é real, especialmente se algumas medidas de segurança não forem tomadas. Isso em falar que, se algo acontecer com o computador, tudo é perdido.

No cloud, por sua vez, os dados são armazenados na nuvem e acessados de plataformas online por meio de um navegador ou dispositivos móveis. Dessa forma, a empresa tem independência de servidores, possibilitando mais mobilidade e flexibilidade, permitindo que os gestores e colaboradores possam conectar-se a tudo em tempo real, sem precisar estar dentro do escritório, tornando as tomadas de decisões muito mais ágeis.

Quando se fala de custos operacionais, as diferenças entre os dois ficam ainda mais evidentes. Isso porque, nas soluções locais os processos de instalação, implementação, migração e atualização de sistemas pode ter um valor alto, além de grande carga de trabalho e esforço e pode demorar muito tempo para ser efetivado.

Já no sistema na nuvem, grande parte desses problemas são eliminados. A atualização de um sistema pode ser distribuída de forma mais ágil, uma vez que não são executados localmente. Da mesma forma, o tempo necessário na adaptação de funcionários à nova plataforma será muito menor, já que as novas funções podem ser implementadas gradativamente.

A segurança também é um destaque na nuvem, pois a tecnologia evoluiu e ganhou mais camadas de proteção diferenciadas, oferecendo maior segurança aos dados, além de backups que garantem a integridade dos arquivos e informações e não sofre vulnerabilidade em casos de acidentes, furtos ou ataques de hackers. Como é online, os dados e arquivos da organização ficam armazenados nos servidores do fornecedor, garantindo maior proteção às informações.

Dessa forma, podemos citar as vantagens do sistema em cloud em relação ao local:

  • Segurança dos dados e da informação
  • Atualizações e melhorias
  • Mobilidade
  • Flexibilidade
  • Facilidade na instalação, migração e atualização
  • Implementação imediata
  • Independência de servidor
  • Autonomia
  • Integração online
  • Sem necessidade de instalação
  • Rapidez e eficiência
  • Facilidade de acesso

Graças a todos eles, quem deseja ter uma gestão eficiente  no uso de um sistema em nuvem certamente não se arrependerá da escolha, pois ele possui diversos benefícios, trazendo um diferencial competitivo ao mercado, que é somado à redução de custos, otimização de processos e consequentemente ao aumento da produtividade e da confiança nas operações.

Gostou? Fique ligado em nossas postagens semanais e siga a gente no youtubeinstagramfacebook e twitter, até mais! 😉
Autora:
Kamyla Ferreira
Técnica em segurança do trabalho, engenheira de produção e especialista em gás GLP

Resumo
Data da Revisão
Item Revisto
Qual a Diferença entre Solução Local x Cloud ?
Nota do Autor
51star1star1star1star1star