Venda de Gas
Marketing

Passo a passo para estabelecer metas de venda de gás P-13 por região

A expressão marketing tem origem inglesa, vem da palavra market que significa mercado e pode ser definida como o estudo do mercado com suas causas, efeitos e comportamentos. Ela define, mede e quantifica o tamanho do mercado, identificando o seu potencial de lucro. Sendo assim, ao definirmos o que é marketing, percebemos que ele é muito mais do que somente publicidade e propaganda.

O marketing da sua revenda de gás ajuda a entender melhor o seu público, comportamento, consumo, demanda, lucratividade, valor dos seus produtos e muito mais. Essas informações são altamente necessárias para uma tomada de decisão lucrativa e um bom planejamento estratégico das vendas.

Existem parâmetros necessários no estabelecimento de metas de uma venda de gás dentro da região de atuação. Veremos alguns dados relevantes que precisam ser levantados:

1. Definição da região de atendimento

O primeiro passo é determinar a área de atuação da sua revenda.

2. Mensuração da população atendida

Agora que a região já foi definida, você pode usar sites de pesquisa, como o IBGE, para verificar a quantidade da população nesse entorno. .

3. Cálculo do consumo da população da região

A média de consumo de gás no Brasil é de 2,1 kgs por pessoa. Você deve, então, multiplicar o total da população encontrado no passo anterior por 2,1 kgs.

4. Cálculo do consumo em GLP 13 kgs

Depois, vai dividir o número encontrado pelo peso do botijão de 13 kgs.

5. Definição de veículos por habitantes

Agora que já sabemos a demanda da área de atuação, vamos definir a quantidade de veículos por habitante. Sugerimos 1 veículo para cada 16.000 habitantes ou para 4.000 residências.

6. Verificação da participação de mercado da sua companhia

O ideal para uma venda de gás é em torno de 30% da demanda, mas o mínimo de participação de mercado é o market share da companhia, que pode ser verificado no gráfico abaixo.

No intuito de facilitar o processo, disponibilizamos aqui uma tabela pré-formatada com um cálculo automático, onde você só precisa adicionar as informações da sua venda e da sua região. Depois de preenchida, a tabela apresenta resultados de acordo com as médias estatísticas da ANP, que ressalta os dados e metas de grande importância no planejamento de marketing (com o estudo do mercado). Depois desse primeiro contato com o marketing e seus dados quantitativos, é possível estabelecer e atualizar suas metas para que, de acordo com os recursos da empresa, ela possa vir a explorar o máximo do seu potencial e maximizar seus lucros.

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Autor:
Gabriel Thiago de Carvalho Santos
Engenheiro de produção com ênfase em gestão financeira, contabilista e especialista em gás GLP

Resumo
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Item Revisto
Como Estabelecer Metas de Venda de Gas P-13 ?
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