Venda de Gas
Marketing

Passo a Passo para Estabelecer Metas de Venda de Gas P-13 por Região

Metas de Venda de Gas

Metas de Venda de Gas. A palavra marketing tem origem inglesa, vem da palavra market que significa mercado, pode ser definido como estudo do mercado com suas causas, efeitos e comportamentos. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro. Sendo assim, ao definirmos o que é marketing se entende que é muito mais do que somente publicidade e propaganda.

O marketing da sua venda de gas ajuda a entender melhor o seu público, comportamento, consumo, demanda, lucratividade, valor dos seus produtos vendidos e muito mais. Essas informações são altamente necessárias visando uma tomada de decisão lucrativa e um bom planejamento estratégico da venda de gás.

Existem alguns parâmetros necessários no estabelecimento de metas de uma venda de gas dentro da região de atuação. Veremos alguns dados relevantes que precisam ser levantados:

1. Definição da região de atendimento

O primeiro passo é a definição da área de atuação da sua revenda.

2. Mensuração da população atendida

Agora que a região já foi definida, você pode usar sites de pesquisa como o IBGE para verificar a quantidade da população.

3. Cálculo do consumo da população da região

A média de consumo de gás no Brasil é de 2,1 kgs por pessoa. Você deve, então, multiplicar o total da população encontrado no passo anterior por 2,1 kgs.

4. Cálculo do consumo em GLP 13 kgs

Depois você vai dividir o número encontrado pelo peso do botijão de 13 kgs.

5. Definição de veículos por habitantes

Agora que já sabemos a demanda da área de atuação, vamos definir a quantidade de veículos por habitante. Sugerimos 1 veículo para cada 16.000 habitantes ou para 4.000 residências.

6. Verificação da participação de mercado da sua companhia

O ideal para uma venda de gas é em torno de 30% da demanda, mas o mínimo de participação de mercado é o market share da companhia, que pode ser verificado no gráfico abaixo.

No intuito de facilitar disponibilizamos aqui uma tabela pré-formatada com um cálculo automático, onde você só entra com as informações da sua venda de gas e da sua região. Depois de preenchido, a tabela apresenta resultados de acordo com as médias estatísticas da ANP, que ressalta os dados e metas de grande importância no planejamento de marketing (com o estudo do mercado). Depois desse primeiro contato com o marketing e seus dados quantitativos é possível estabelecer e atualizar suas metas pra que de acordo com os recursos da empresa, ela possa vir a explorar o máximo do seu potencial e maximizar seus lucros.

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Autor:
Gabriel Thiago de Carvalho Santos
Engenheiro de Produção com ênfase em Gestão Financeira, Contabilista e especialista em Gás GLP

Resumo
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Como Estabelecer Metas de Venda de Gas P-13 ?
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