Gestão da Revenda

Estratégias de Venda de Retirada – Portaria

Muitos clientes dão preferência ao pedido entregue em casa, por questões de conforto e praticidade. Porém, esse processo acarreta no aumento dos custos para a revenda. Uma opção para driblar esse problema é a venda na portaria que garante um preço menor e menos gastos para a empresa, graças à redução no consumo do combustível que seria utilizado para levar o produto até o usuário. Com essa economia, pode-se investir mais nos seus consumidores, com valor diferenciado em relação à entrega, atraindo aqueles que buscam principalmente menor preço.

Para que essa modalidade de revenda tenha sucesso, são necessários alguns cuidados. Em primeiro lugar, é importante que a portaria encontre-se em um local favorável, no qual o usuário tenha fácil acesso. Por exemplo: prefira uma rua movimentada com vagas para os carros, ao invés de se estabelecer em um local com baixa circulação de pessoas e dificuldade para a retirada do produto.

É interessante ainda que haja um bom investimento no marketing, pois muitos consumidores estão habituados a fazer a compra de gás pelo telefone e não sabem dos benefícios da retirada. E para isso é essencial que sejam feitos estudos da área e do perfil do público para se chegar à melhor forma de fazer essa divulgação, mas normalmente ela envolve panfletagem nas ruas, propaganda nos veículos e padronização visual de qualidade da revenda e da bandeira.

Também é fundamental investir no marketing digital no telefone e no e-mail do cliente, através de anúncios direcionados ao público que se quer atingir. As redes sociais são outras boas apostas, já que permitem reforçar a marca e criar empatia com os consumidores, acarretando maior engajamento dos usuários. Por fim, é interessante investir em brindes específicos para esse tipo de ação, personalizados, se possível, como utensílios para cozinha, panos de prato, copos, potes e flanelas, por exemplo, além do tradicional ímã de geladeira com o endereço da revenda e informação de alguma oferta atrativa para esse tipo de consumo.

Por fim, é necessário um atendimento de excelência na portaria, com clareza, agilidade, cordialidade e respeito. O cumprimento destas etapas fará com que a sua revenda se torne uma referência de vendas de portaria na região, o que consequentemente fortalecerá o seu negócio, melhorando os resultados e ampliando as possibilidades de sucesso.

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Autora:
Mariane Alipio
Administradora e especialista em GLP