Vendas

Estratégias de Revendas Varejistas

A estratégia varejista pode ser uma das principais fontes de lucro de uma revenda, se bem administrada. Esse tipo de atuação é muito abrangente, mas hoje se caracteriza principalmente pela comodidade garantida ao cliente em receber a compra direto na sua casa, entregue por profissionais especializados. O primeiro passo para se estruturar uma boa estratégia para o seu negócio é definir a sua área de atuação, levando em consideração o seu público alvo. Isso possibilita a definição da quantidade de entregadores e veículos necessários, tendo em mente que é recomendado um veículo para cada dezesseis mil habitantes ou quatro mil residências em áreas urbanas.Ter esse valor mensurado e definir os modais de acordo com a estratégia de entrega – caminhão para rotas ou volumes massivos, autos para volumes menores e triciclos ou motos para entregas pontuais – com que você irá trabalhar, é essencial para que não haja prejuízos.

Outro ponto importante é que o mercado varejista pode ser muito volátil, pois o cliente normalmente busca pelo melhor preço, mas existem outros fatores que devem ser levados em conta para garantir a fidelização do consumidor, como:

  • ATENDIMENTO

Todo o processo deve ser realizado de forma profissional e educada, com bons modos e boa apresentação, o que garante a melhor impressão possível da companhia. É recomendável investir em cursos profissionalizantes para os entregadores, que oferecem a capacitação técnica para manuseio e instalação do gás.Também é imprescindível que sejam colhidas informações suficientes para a entrega em domicílio, o que é possibilitado com uma boa infraestrutura e a utilização de tecnologias para mensuração e gerenciamento dos pedidos e clientes.

  • ENTREGA

A agilidade também faz toda a diferença. Uma pesquisa realizada pela Copernicus mostrou que, para o usuário, um dos fatores mais importantes é a agilidade na entrega. O ideal é que ela aconteça em até 17 minutos e 28 minutos é o máximo tolerável.

  • BRINDES
  • Eles são muito utilizados para fidelizar os clientes, mas, antes de escolher os produtos que serão entregues aos consumidores, é importante analisar o seu público alvo. Se ele for composto por donas de casa, por exemplo, os panos de prato são boas opções, assim como os imãs de geladeira, que ainda auxiliam no branding de sua marca.

    Estar vinculado a alguma marca específica é mais um fator relevante. A padronização visual dos funcionários causa impacto no consumidor, transparecendo um ar de profissionalismo e confiabilidade, especialmente se o cliente for adepto a uma determinada bandeira.

    Por todas essas razões, para que se criem estratégias de marketing vencedoras, o gestor deve ter conhecimento sobre o mercado que atua, a concorrência local e a recorrência e sazonalidade do produto para estipular metas de vendas sólidas e atingíveis. O marketing, tanto o digital como o tradicional, aliado a datas festivas e comemorativas, também é uma opção para atingir um público maior e gerar mais vendas.

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    Autor:
    Marco Ferraz
    Tecnólogo em processos químicos e especialista em Gás GLP

    ahgas tecnologia

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