Vendas

Como usar aplicativos de vendas

Atualmente a tecnologia está presente em todas as áreas, trazendo melhorias, novas funções e facilidades para as empresas. No setor do gás não é diferente, existem muitas opções nesse ramo, visando auxiliar nos negócios e oferecendo diversos tipos de serviços às revendas.

Uma das tecnologias muito utilizadas nesse ramo hoje em dia são as ferramentas para venda de gás. O próprio cliente compra o produto sozinho através do aplicativo, sem precisar realizar qualquer ligação ou falar com algum atendente, de maneira prática e rápida. Ou seja, com poucos cliques a venda é efetuada.

Dentre as diversas vantagens para o revendedor nessa nova forma de negócios, podemos citar as principais:

Investimento inicial baixo

Nas revendas de gás que estão começando optar pelos aplicativos de vendas como principal canal pode ser uma grande vantagem, pois não são necessários investimentos iniciais em marketing e em equipe de atendimento ao cliente. Dessa forma, considerando recursos iniciais limitados, a empresa poderá investir mais em outros setores.

Menos despesas administrativas

Nas revendas que optarem por utilizar apenas o aplicativo como canal de venda, o atendimento poderá ser feito à distância ou até mesmo pelo próprio dono da empresa ou gerente. O processamento de pedidos será mais automatizado, dispensando a necessidade do pessoal para o atendimento telefônico.

Novos canais de vendas de gás

Nas revendas que já estão em operação e pretendem manter sua forma de atendimento e captação de pedidos atual, agregar essa nova forma é muito benéfico, pois ela resulta em um novo canal de vendas, ou seja, um novo meio de divulgação e obtenção de clientes.

Novo modelo de negócio de distribuição de gás GLP

Com essa nova forma de negócio que envolve o aplicativo de vendas, identificaremos muitas revendas que vão optar exclusivamente por esse canal. Essa mudança irá reconfigurar todo o setor e a forma de se pedir gás, criando um novo modelo de negócio de distribuição.

Reputação das revendas de gás e confiança no aplicativo de vendas

Com a ferramenta de avaliação das revendas dentro dos próprios aplicativos, fica muito fácil mensurar a qualidade de atendimento e do serviço prestado pelas revendas. Isso gera maior confiança no usuário, podendo servir até mesmo como um ponto positivo para a empresa que possui uma boa média de avaliação no aplicativo de vendas.

Definição da área de atendimento

Muitos desses sistemas possibilitam a definição das áreas de atendimento, gerando maior eficiência e assertividade nas entregas. Por exemplo: no atendimento telefônico é comum o cliente ligar perguntando se a revenda atua na área dele. Pedindo pelo aplicativo de vendas, ele colocará o endereço e já saberá na hora se poderá fazer o pedido ou não naquela determinada empresa.

No entanto, nem tudo são flores. Esses aplicativos certamente podem ser ótimos recursos para o revendedor, mas também possuem alguns pontos negativos. Muitos deles são, a princípio, gratuitos, mas depois acabam cobrando comissões abusivas por cada venda. Outro fator negativo que pode acontecer é o leilão de preço, no qual os revendedores acabam tendo uma diminuição da margem de lucro.

Podemos dizer, então, que se a revenda optar por utilizar os aplicativos no canal de venda, precisará fazer um estudo de seus custos e despesas e definir corretamente o valor de venda, evitando cair em prejuízos ou ter perdas. Sabendo calcular o preço adequado para a sua revenda e conhecendo sua média de gastos e receitas, investir no aplicativo de vendas de gás pode ser um ótimo negócio.


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Autora:
Thaís Rodrigues Limeres
Arquiteta e urbanista, administradora e especialista em gás GLP

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Como usar Aplicativo de Vendas de Gas GLP
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