Gestão da Revenda

Como profissionalizar os processos da revenda: fluxo de caixa

A jornada de uma revenda de GLP ao sucesso é longa e árdua, com os concorrentes setoriais (formais e informais) e ameaças externas nas esferas política, ambiental, social, tecnológica, econômica e legal. Portanto, é importante sempre conhecer seus rivais no mundo dos negócios e também estar atento a possíveis ameaças e oportunidades que se apresentam. Existem ainda outros fatores que impactam no destino das revendas que passam despercebidos e são pontos vitais onde os empreendedores do setor acabam pecando: os fatores internos.

Tais fatores, como o nome sugere, estão dentro da empresa e são problemas da própria operação, sendo, portanto, controláveis. A maioria das empresas nesse setor têm perfil familiar, ou seja, são geridas por membros da família que acreditam estar executando o melhor, mas apenas se orientam por sua própria experiência e julgamento, por vezes com decisões emocionais ao invés de racionais, sem processos, organização, estrutura e hierarquia definidas. Nessa esfera um problema comum que passa despercebido diz respeito à entrada e saída de dinheiro: o fluxo de caixa.

Em um perfil familiar normalmente ele apresenta uma mistura das finanças pessoais e da empresa. Esse conflito, pela falta da definição do pró-labore dos sócios/donos, gera dificuldades no planejamento financeiro da empresa e prejudica o fluxo de caixa e a liquidez. O risco de o caixa ficar descoberto aumenta exponencialmente, além da possibilidade de ocorrer perda de valores, erro no fechamento, entre outros. Dessa maneira, basta buscar alteração no perfil, utilizando uma gestão profissional no caixa.

Seguem algumas das diversas vantagens de um caixa profissional:

  • Redução dos problemas e erros: de maneira geral a gestão e controle de forma profissional, com finança empresarial bem definida, permite à revenda maior estabilidade em sua liquidez.
  • Maior eficiência: aumento da liquidez amplifica resultados e permite maiores investimentos e retornos.
  • Menor propensão a risco e perdas: facilidade na mitigação de riscos e perdas oferece maior segurança financeira.
  • Padronização dos processos: controle e eficiência constantes que permitem perpetuar a saúde financeira da empresa.
  • Finanças bem definidas: estrutura financeira profissional gera maior resultado e retorno, bem como permite planejar e controlar de forma eficiente o dinheiro.
  • Estrutura organizacional definida: hierarquia e ações definidas para cada membro acarreta em facilidade no controle e processos.
  • Planejamento garantindo controle: ações feitas de forma organizada e pensada anteriormente geram resultados mais efetivos do que ações paliativas.
  • Definição de metas a curto, médio e longo prazo: objetivos financeiros tangíveis.
  • Dependência dos processos ao invés das pessoas: gestão de caixa profissional permite a confiança na atividade em si, não dependendo do conhecimento ou ação específica de uma única pessoa. Todos poderão ser preparados para executar a atividade.

Como dito em posts anteriores do blog, para atingir as mudanças não há razão para brigar com a família. Com toda certeza, todos têm o mesmo objetivo: vencer os concorrentes e alcançar o sucesso. Seguem abaixo algumas dicas de como profissionalizar sua empresa de forma harmoniosa e eficiente:

  • Vontade de mudar
    É preciso ter comprometimento com a causa e persistência, saindo da zona de conforto.
  • Padronização dos processos
    Todas as atividades e operações devem ser realizadas da mesma forma, visando a uniformidade e confiança nos processos.
  • Implementar sistemas de avaliação de resultados
    Soluções para métricas de avaliação que correspondam à realidade e que permitam compilar e avaliar os resultados.
  • Estipular metas reais com base nos resultados
    A partir do histórico de resultados visar a evolução em escala, definindo metas e objetivos tangíveis.
  • Sinergia entre os membros da organização
    Busca coletiva pela melhoria do ambiente de trabalho, zelando pelo bem-estar da empresa e resultando em maior motivação e produtividade dos colaboradores.
  • Investimento em soluções tecnológicas
    Descubra como soluções de tecnologia podem contribuir com a melhoria dos resultados, trazendo simplificação, eficiência operacional e otimização de tempo.

Conheça a Ahgas Tecnologia, solução especialista no ramo do gás, desenvolvida para trazer melhorias gerenciais, diminuição de custos e aumento de lucros. Veja aqui nossa Planilha de Fluxo de Caixa.

Gostou? Fique ligado em nossas postagens semanais e siga a gente no youtubeinstagramfacebook e twitter, até mais! 😉
Autor:
Gabriel Franco Ramos
Assessor jurídico, administrador com ênfase em finanças e especialista em gás GLP

Resumo
Data da Revisão
Item Revisto
Revenda de Gas : Planilha de Fluxo de caixa
Nota do Autor
51star1star1star1star1star