Preço do Gas GLP
Tecnologia

Como Calcular o Preço de Venda do P-13 e Quantos preciso Vender para Lucrar?

Qual o Preço do Gas Glp P13 ?

Preço do Gas Glp. Para se ter sucesso, sua empresa deve lucrar. Conhecer a receita equivalente aos gastos, ou seja, conhecer o ponto de equilíbrio, é essencial para poder estimar metas reais e poder se planejar e controlar seu negócio, e também para não “meter os pés pelas mãos” e poder enfim atingir o tão esperado lucro no preço do gas glp.
Mas, antes de ver o ponto de equilíbrio, é importante definir uma política de preço do gas glp concisa, que deve conter 4 etapas:

1. Análise do ambiente externo 

Preço do gas glp. Esta análise consiste em observar o que a administração estratégica nomeia de PASTEL – os cenários político, ambiental, social, tecnológico, econômico e legal, no qual sua empresa está inserida. Ou seja, fatores externos que podem afetar seu negócio, de forma positiva ou negativa, como por exemplo uma mudança na legislação trabalhista, crise econômica, mudança no comportamento da sociedade, entre outros.

2. Análise do setor

Preço do gas glp. É o mercado específico em que sua empresa está inserida. No caso, trataremos sobre o setor de gas GLP, com enfoque nas revendas. Nesta etapa você deve se fazer algumas perguntas.

-Como funciona o setor?

Entendimento relativo aos procedimentos comuns desse ramo. Deve-se buscar informações sobre o produto, processos, fornecedores, concorrentes e clientes.

-Quais as características do produto GLP?

No caso do gas GLP, trata-se de uma commodity, ou seja, um bem que não sofre processos de alteração, possuindo baixo valor agregado. Então, todas as empresas que vendem este produto, independentemente da marca ou bandeira, ofertam exatamente o mesmo produto. Concluindo: o diferencial neste mercado está na forma de prestação do serviço, nos processos e na credibilidade percebida pelo mercado.

-Quais fornecedores te oferecem maiores vantagens?

São relevantes fatores como condições de pagamento, processos, preço de compra de estoque, logística, prestígio no mercado. Atentar para o market-share da companhia de maneira global, mas principalmente na sua região. A revenda deve objetivar no mínimo atingir o mesmo share da companhia parceira.

-Como a concorrência te ameaça?

Atentar em todas as maneiras onde a concorrência pode comprometer seu negócio. Conhecer bem seus concorrentes  é um caminho importante para o sucesso.

-Qual a média de preço dos principais concorrentes?

Saber os preços do gas glp praticados pelos principais concorrentes na sua região é informação fundamental para ser constantemente competitivo, principalmente num mercado de commodity.

-Como trabalham?

Conhecer seus processos e atividades. Algum possui diferencial que o torne diferente no mercado, em posição competitiva superior? Se sim, é possível copiar? E quais são os pontos frágeis onde a sua revenda pode explorar? No setor de revenda de GLP, o segredo está sempre nos processos e atividades, controle e planejamento, parcerias-chave, serviço e atendimento. Explore seu potencial e minimize as forças que te ameaçam.

-Qual é o comportamento do consumidor na sua região?

Buscar conhecimento sobre poder de compra, periodicidade de compra do produto, aceitação e rejeição à determinada bandeira, cultura em relação aos processos e atendimento e maneira de influenciar tendências que sejam positivas ao seu negócio.

Estas questões devem ser levadas em consideração na hora de definir o preço de venda do gas glp, ressaltando que, assim como a análise do ambiente, são acontecimentos externos, não sendo possível controlar mudanças e tendências, mas buscar se antecipar a elas para não perder possíveis oportunidades e ter sucesso em evitar possíveis riscos. Use-as a seu favor.

3. Análise interna

Preço do gas glp. Nesta etapa é necessário olhar dentro da sua empresa e para os pontos que são possíveis controlar. Conheça seus gastos mensais. Novamente nesta etapa você deve se fazer algumas perguntas.

-Qual seu custo fixo?

Custo a pagar independentemente das vendas de gas realizadas. Salários da operação e aluguel são exemplos.

-E o custo variável?

Seu estoque de matéria-prima é ótimo exemplo. Se vender mais gas, precisará comprar mais. Ou seja, o custo de compras de matéria-prima está diretamente atrelado e proporcional à quantidade de venda.

-Quais despesas possui?

Perceber quais são seus gastos não relativos à atividade operacional.

Deve-se buscar reduzir custos e ser mais eficiente, através da verificação de operações, processos, gerenciamento. Para então poder tornar seu preço de venda mais competitivo ou aumentar sua margem. Ressaltando que existem métodos modernos que irão te auxiliar nesta empreitada, como soluções digitais, que permitem diversas formas de planejamento e controle através de relatórios específicos, análise de principais áreas de venda e melhores rotas, facilidade na emissão de notas eletrônicas automáticas, compra de estoque, fechamento financeiro, controle de estoque, bancos de dados de clientes, etc.
Conjuntamente a análise interna, deve-se levar em conta os seus objetivos. Quais as metas da empresa? Qual a margem de ganho pretendida em cada unidade vendida?

4. Definição dos objetivos e metas

Preço do gas glp. O conhecimento dos valores de seus gastos (salários, contas diversas, estoque, tributação, etc) permite o cálculo do mark-up, índice para assimilação do preço de venda através da margem entre o pretendido por unidade vendida e o gasto por unidade. Com o mark-up e os gastos, em valor unitário, chega-se ao ponto de equilíbrio, que permitirá que o gestor da revenda saiba o nível de vendas que deve planejar para ter sucesso.

A seguir, deixamos um presente. Uma planilha devidamente configurada e pronta para que você possa ter uma ideia de como trabalhar sua margem e verificar seu ponto de equilíbrio, apenas registrando os valores solicitados! Aproveite!
As novas tecnologias e soluções para o setor do comércio de gás trazem relatórios que te auxiliam a obter estes dados, como unidades vendidas por mês do gas glp, receitas em produtos vendidos, principais despesas e custos fixos e variáveis.

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Autor:
Gabriel Franco Ramos
Assessor Jurídico, Administrador com ênfase em Finanças e especialista em Gás GLP

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Preço do Gas GLP : Como Vender e Como Lucrar ?
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